O que é a Rinoplastia?

A rinoplastia tem como objetivo proporcionar
um aspecto natural ao nariz, deixando-o em harmonia com os demais traços faciais do paciente. Nos dias de hoje, as pessoas buscam a cirurgia plástica de nariz não só para melhorar o visual e auto-estima, mas também restaurar a função nasal

beautiful-nose-big

‘Atualmente, a rinoplastia é a segunda cirurgia plástica mais realizada em todo mundo’

Doutor Guilherme

A Rinoplastia Serve para Você?

Como toda cirurgia plástica da face, boa saúde e expectativas realísticas são pré-requisitos básicos. Entender a cirurgia nasal também é muito importante.

Não existe um nariz ideal, o objetivo é melhorar a estética nasal, promovendo harmonia com as demais linhas faciais. Tipo de pele e idade são importantes fatores a serem considerados na discussão prévia com o seu cirurgião.

A rinoplastia está indicada quando o nariz já atingiu o seu pleno desenvolvimento, a partir dos 15 ou 16 anos. Em casos em que a respiração é severamente comprometida, a rinoplastia deverá ser realizada precocemente para evitar deformidades faciais.

Decisão em Fazer

Se as razões para a cirurgia forem funcionais e/ou estéticas, a escolha deverá ser por um cirurgião treinado e que você conheça seus resultados anteriores.

Seu cirurgião examinará a estrutura do seu nariz externamente, e internamente através de endoscopia nasal, decidindo qual técnica a ser utilizada. Além disso, serão avaliadas as fotografias previamente tiradas (perfilometria), obtendo uma expectativa do resultado.

Entendenda a Cirurgia

rino

A técnica cirúrgica consiste no remodelamento dos ossos e cartilagens que dão forma ao nariz. Após o paciente ser anestesiado ou sedado, o acesso é feito com incisões internas em conjunto ou não com uma incisão externa, na região da columela, seguida do descolamento da pele e mucosa. A seguir, esses ossos e cartilagens são reduzidos, aumentados ou reposicionados, dando uma nova forma ao nariz. Por exemplo, se o dorso tem uma proeminência, ela pode ser removida para conseguirmos um perfil mais agradável.

Captura de tela 2016-03-05 19.59.08

Caso a ponta nasal seja muito larga, podemos esculpir a cartilagem nesta área para reduzi-la em tamanho e, se ela for caída ou pouco projetada,utilizamos enxertos para suporta-la em uma posição mais adequada.

Após terminarmos o trabalho na infraestrutura nasal, a pele é colocada de volta sobre o novo nariz e as incisões são fechadas. Tiras de micropore e uma tala de plástico termomoldável são aplicadas para minimizar o edema e ajuda a manter o novo formato enquanto o nariz cicatriza.

A permanência no hospital é curta e o paciente vai embora no mesmo dia ou no seguinte à cirurgia. Os curativos são retirados em uma semana e o nariz vai se aproximando cada vez mais ao resultado final conforme o edema vai desaparecendo. Os pacientes relatam pouca ou nenhuma dor após o procedimento.

Porque Fazer uma Rinoplastia?

  • Harmonizar o nariz com os demais traços faciais, deixando o rosto mais atraente.
  • Aumentar a autoconfiança e bem estar consigo mesmo
  • Melhorar a respiração, qualidade de vida e desempenho em práticas esportivas
  • É uma cirurgia segura e indolor
  • Pouco tempo de permanência hospitalar

A cirurgia plástica de nariz pode tanto melhorar a respiração como harmonizar o nariz com o restante do rosto. Se alguém não estiver contente com o formato do nariz, uma cirurgia para corrigir suas imperfeições pode não só lhe conferir uma aparência mais bonita, mas também mudar sua autoestima e autoconfiança.

Em alguns casos, verificamos que a obstrução nasal é causada por uma fragilidade nas regiões laterais do nariz, causando obstrução na passagem de ar. Quando isso ocorre, usamos cartilagens nesses locais para deixa-los sustentados e melhorar a respiração. Veja mais em Rinoplastia Funcional.

Participe da Programação de sua Rinoplastia

Sempre há grande ansiedade, expectativa e dúvidas do paciente em relação ao procedimento. Por mais que o cirurgião tente explicar o que pretende mudar com a cirurgia, o paciente não consegue ter uma visão deste plano e nem mesmo consegue opinar sobre o que será alterado em seu nariz. Por isso, utilizamos a ferramenta de simulação computadorizada, onde, após fotografarmos o nariz em diversos ângulos, o modificamos digitalmente em conjunto com o paciente. Dessa forma, chegaremos em um consenso sobre qual simulação ficou mais atraente e natural, servindo de modelo para a cirurgia.

Técnicas Modernas em Rinoplastia

Existem relatos de rinoplastia desde o antigo Egito e, ao longo dos anos, muitas técnicas foram introduzidas e abandonadas. Contudo, foi principalmente nas últimas décadas que a rinoplastia teve uma enorme evolução, com a rinoplastia aberta e estruturada e utilização de diversos enxertos, como o de extensão septal, que nos permite mais precisão no posicionamento da ponta nasal e mais segurança de que a mesma fique no lugar com o passar dos anos.

Untitled1

Neste tipo de rinoplastia, temos maior controle e visualização das estruturas e cartilagens do nariz. Evitamos também a ressecção desnecessária das mesmas, pois isso enfraquece o nariz, comprometendo tanto a parte funcional como a estética ao longo do tempo. Esta ressecção era o preconizado até algum tempo atrás e, infelizmente, ainda muito realizado por cirurgiões que não acompanham de perto as evoluções na área.

Nós, pelo contrário, adicionamos mais suporte às estruturas preexistentes, modificando principalmente sua forma e posição sem precisar removê-las desnecessariamente. Isso ajuda a obtermos um resultado mais consistente, duradouro e natural.

Quem Somos?

Especialistas em Rinoplastia

A rinoplastia é considerada  uma das mais complexas cirurgias plásticas existentes. São inúmeras técnicas, suturas, ângulos e proporções que tem que ser observados minuciosamente durante todo o procedimento. Ela é referida por muitos como a arte da rinoplastia.

 Por isso, acreditamos que ela necessita de atenção, atualização e dedicação integral para nos mantermos um serviço referência. Assim, ao longo de 35 anos de experiência, nos especializamos quase exclusivamente a esta área da plástica.

rinoplastia

‘Consideramos a rinoplastia uma arte’

Doutores

Nossa filosofia

O Dr. Gilberto e o Dr. Guilherme são perfeccionistas por natureza e isso, somada às técnicas diferenciadas, são a razão pela qual a cirurgia é mais trabalhosa e leva mais tempo do que as cirurgias tradicionais. Não dispensamos esforços para alcançarmos o melhor resultado possível.

Acreditamos que não existe uma receita para sua execução e cada nariz é planejado e operado de forma individualizada.

Dr-Guilherme-Scheibel-e-Dr-Gilberto-Giampá

Portanto, se você considera fazer uma rinoplastia, se informe e procure referências de seu cirurgião.

Nós do Centro de Otorrino dispomos de um ambiente único, de um estúdio de fotografia para as simulações e de horários especialmente reservados para as consultas de rinoplastia.

Estaremos sempre dispostos a esclarecer todas as suas dúvidas em relação a cirurgia e prontos para lhe proporcionar uma experiência diferenciada.

Agende sua consulta!