O Implante Coclear, conhecido popularmente como ouvido biônico, é um dispositivo auditivo eletrônico de alta tecnologia capaz de substituir as funções das células do ouvido interno, trazendo de volta a audição.

Diferente dos aparelhos auditivos que amplificam os sons, o implante coclear restaura a capacidade de captar e compreender o som. Com o implante coclear, o som passa direto pela parte danificada do ouvido estimulando diretamente o nervo auditivo, possibilitando uma percepção auditiva clara, especialmente aos sons da fala.

O Sistema de Implante Coclear é composto por um componente interno, formado pela antena receptora, um microchip e um feixe de eletrodos e por um componente externo, composto por um processador de fala, uma antena transmissora e cabos.

A comunicação entre o componente externo e o componente interno ocorre via radiofrequência. A unidade interna é inserida através de um procedimento cirúrgico e após aproximadamente um mês, é ligada a unidade externa, trazendo para sua vida o prazer de escutar e se relacionar.

Quem pode se beneficiar do Implante Coclear?

Pessoas que apresentam uma perda de audição do tipo sensório-neural de grau severo a profundo e/ou profundo nos dois ouvidos. Em geral, pessoas que não obtiveram resultados com aparelhos auditivos convencionais são fortes candidatos ao implante coclear.

Lembrando que um processo importante que não podemos deixar de comentar, é a reabilitação auditiva após a realização da cirurgia. Essa etapa visa maior integração do sistema auditivo com as novas informações sonoras o que é fundamental para o desenvolvimento auditivo e o aprendizado da linguagem.

Fonte: www.politecsaude.com.br/produtos/implante-coclear/224/