Disfunção Temporomandibular (DTM)

 

dtm

O que é DTM?

DTM (disfunção temporomandibular) é um termo coletivo que abrange vários problemas clínicos que podem envolver a musculatura da mastigação, a ATM (articulação temporomandibular) e as estruturas a ela associadas. As DTMs são caracterizadas por uma ampla gama de sinais e sintomas como dor nos músculos mastigatórios, em cabeça e pescoço, dor nas ATMs, movimentos mandibulares limitados e assimétricos. Estas desordens podem estar presentes em indivíduos de todas as idades, desde crianças, adolescentes, adultos jovens e até mesmo idosos.

Atualmente, com o aumento e a manutenção do nível de estresse emocional causado pelas pressões diárias e pelo sedentarismo, o número de pessoas portadoras de DTM tem crescido proporcionalmente.

Trata-se de um problema de ordem multifatorial, associado, dentre outros fatores, a traumatismos, ao estado psicológico e/ou emocional, como ansiedade e nível de estresse aumentados, que estão muitas vezes acompanhados de hábitos deletérios, responsáveis por causar dores musculares e articulares. Mascar chicletes, onicofagia (roer as unhas) e bruxismo são exemplos desses hábitos. Bruxismo do sono é uma desordem de movimentos estereotipados (motores não funcionais) e periódicos do sistema mastigatório que envolve apertamento ou ranger dentes durante o sono, usualmente associado à microdespertares. O hábito de apertamento ou de ranger os dentes também pode ser feito em vigília, durante as atividades do dia a dia.

Devido seu caráter multifatorial, para o tratamento dessas desordens, muitas vezes torna-se necessária a integração multiprofissional na área da saúde (Odontologia, Medicina, Fisioterapia e Fonoaudiologia). Especialmente, na Odontologia:

Como pode ser tratada?

As placas oclusais permitem o relaxamento da musculatura facial, reduzindo a força exercida sobre as estruturas das ATMs. O relaxamento restabelece o fluxo sanguíneo para os músculos permitindo a eliminação das toxinas produzidas pela contração excessiva e com isso traz alívio para as dores musculares. As dores de origem articular também podem ceder pela redução da carga nas articulações. Além disso, as placas oclusais protegem os dentes de desgastes provocados pelo bruxismo e também o periodonto de proteção (gengiva) e de sustentação(envolve e sustenta os dentes, formado pelo osso alveolar e ligamento periodontal).

O laser de baixa intensidade é uma boa alternativa para amenizar a dor causada pela DTM, melhorando muito a qualidade de vida dos pacientes. Dentre os efeitos terapêuticos encontram-se antiinfla­matório, analgésico e modulador da atividade celular, os quais têm sido comprovados em diversos estudos. Uma vez absorvida pelos tecidos, a radiação laser leva à liberação de substâncias, como histamina, serotonina, bradi­cinina e prostaglandinas, relacionadas com a dor, bem como pode modificar as atividades celulares e enzimáticas, inibin­do-as ou estimulando-as.

Uso de fitoterápicos, exercícios localizados entre outras orientações também fazem parte da terapêutica odontológica para as DTMs.

dr-paula-cabrini

A Clínica

“Consideramos a rinoplastia uma arte”

O Dr Gilberto e o Dr Guilherme são perfeccionistas por natureza e isso, somada às técnicas diferenciadas, são a razão pela qual a cirurgia é mais trabalhosa e leva mais tempo do que as cirurgias tradicionais.

Nossa Equipe

“Consideramos a rinoplastia uma arte”

O Dr Gilberto e o Dr Guilherme são perfeccionistas por natureza e isso, somada às técnicas diferenciadas, são a razão pela qual a cirurgia é mais trabalhosa e leva mais tempo do que as cirurgias tradicionais.