Rinoplastia

A cirurgia plástica do nariz (rinoplastia) tem como objetivo proporcionar um aspecto natural ao nariz, deixando-o em harmonia com os demais traços faciais e personalidade do paciente. Atualmente, as pessoas buscam a cirurgia estética do nariz não só para melhorar o visual e auto-estima, mas também restaurar a função nasal.

Algumas não estão contentes com a forma e tamanho do seu nariz, outras com a transformação causada pelo envelhecimento. Existem casos ainda que um trauma pode desfigurar o nariz, e os objetivos serão para melhorar a respiração e a estética.

O nariz como outros contornos e elementos da face, dependendo do tamanho e forma, se destaca pela desproporção.

Em certos casos, pequenas correções podem trazer grande melhora na aparência.

A Rinoplastia Serve para Você?

Como toda cirurgia plástica da face, boa saúde e expectativas realísticas são pré-requisitos básicos. Entender a cirurgia nasal também é muito importante. Não existe um nariz ideal, o objetivo é melhorar a estética nasal, promovendo harmonia com as demais linhas faciais. Tipo de pele, etnia e  idade são importantes fatores a serem considerados na discussão prévia com o seu cirurgião.

A rinoplastia está indicada quando o nariz já atingiu o seu pleno desenvolvimento, a partir dos 15 ou 16 anos. Em casos em que a respiração é severamente comprometida, a rinoplastia deverá ser realizada precocemente para evitar deformidades faciais.

Decisão em Fazer

Se as razões para a cirurgia forem funcionais e/ou estéticas, a escolha deverá ser por um cirurgião treinado e que você conheça seus resultados anteriores.

Seu cirurgião examinará a estrutura do seu nariz externamente, e internamente através de endoscopia nasal, decidindo qual técnica a ser utilizada. Além disso, serão avaliadas as fotografias previamente tiradas (perfilometria), obtendo uma expectativa do resultado.

rino
Cirurgia

A definição literal de Rinoplastia é a remodelagem do nariz.

Geralmente, as incisões são feitas dentro do nariz, onde ficarão invisíveis. Quando necessário, uma incisão é feita nas asas do nariz para estreitamento da base nasal.

Na maioria dos casos, a quantidade exata de osso e cartilagem é removida ou remanejada, para promover uma nova forma. Em algumas circunstâncias, enxertos serão necessários para melhorar a projeção da ponta do nariz.

No final, a pele é recolocada sobre a nova forma dada ao nariz, e as incisões são fechadas com pontos que serão absorvidos pelo organismo. O nariz será imobilizado por uma placa moldável de silicone para manter a forma desejada e promover segurança e conforto.

Quando houver alteração estrutural, como desvio de septo, hipertrofia de cornetos, causando obstrução nasal ou sinusite, uma cirurgia funcional será realizada simultaneamente.

O Centro de Otorrino utiliza tecnologia de última geração para atendimento clínico e cirúrgico na especialidade de otorrinolaringologia e cirurgia estética do nariz e orelha. Desde a recepção até a realização de exames, a Clínica se diferencia pela qualidade de atendimento e a segurança de diagnósticos e tratamentos totalmente confiáveis.